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Aracaju, 23 de Abril de 2024
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Casos de Sucesso

Polícia Militar de Alagoas avança na gestão estratégica com PDTI elaborado pela Cluster IT

Após 5 meses de um profundo diagnóstico das unidades da Polícia Militar de Alagoas, a Cluster IT concluiu a entrega do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que visa alinhar ações e projetos na área tecnológica com foco na gestão estratégica da PM/AL. A empresa foi contratada pela Polícia Militar com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

“A tecnologia da informação tem o propósito de reduzir custos e riscos numa empresa, aumentar a qualidade, o desempenho e a segurança dos meios utilizados”, explica o diretor técnico da Cluster IT, Adgenison Nascimento. Com este foco, de julho a novembro de 2010, técnicos especializados e um comitê gestor formado por policiais militares percorreram instalações da PM/AL na capital e no interior para identificar os principais gargalos.

Treinamento foi realizado no Escritório Central, para colaboradores de diversas áreas.Adgenison Nascimento, sócio-diretor da Cluster, apresentando o PDTI ao Batalhão

Segundo o consultor da Cluster IT, Carlos Alberto, o desenvolvimento de um PDTI é um trabalho que requer uma participação efetiva da consultoria no ambiente do cliente, de modo que se tenha uma visão exata de toda infraestrutura lógica e física, sistemas de informação e peopleware. “Para alcançarmos esses objetivos, foram realizados levantamentos ‘in loco’ em todas as unidades militares da PM/AL, documentando toda situação encontrada e discutindo soluções com o comitê gestor do projeto, orientando-os inclusive, nas boas práticas de governança do mercado”, conta.

O estudo identificou um cenário com uma infraestrutura defasada tecnologicamente, fragilidades na segurança e um acesso muito precário à web. “Além disso, o número de equipamentos de informática não atende satisfatoriamente às demandas do órgão. Também existe uma visível necessidade da implantação de sistemas que integrem os seus diversos setores e que possibilitem um aumento significativo na produtividade dos seus colaboradores”, avalia Carlos.


Benefícios


Para o comandante-geral da PM, coronel Dário Cesar, a implantação do sistema sugerido, que já é referência em outras instituições de segurança no Brasil, como a Polícia Militar do Estado de São Paulo, dará um grande passo para a otimização dos serviços operacionais na PM/AL. “Conhecemos quais são os grupos considerados vulneráveis e agora viabilizaremos recursos para colocar o planejamento de Tecnologia da Informação o mais rápido possível”, afirmou.

Entre muitas vantagens, o PDTI prevê o alinhamento das ações, projetos, produtos e serviços de informática aos objetivos estratégicos da organização; resultados mais eficientes e eficazes na preservação da ordem pública, através de meios automatizados e do uso da tecnologia; e consolidação de uma política institucional na área de TI da PM/AL, visando melhorar o gerenciamento das informações, os procedimentos operacionais e as tomadas de decisão, otimizando os serviços prestados aos cidadãos.

“Estamos caminhando a passos largos para uma Polícia Militar mais moderna e ainda mais atuante. Todos nós estamos bastante empenhados em tornar esse PDTI uma realidade em nosso Estado, pois com certeza ele deverá render excelentes frutos ao cidadão comum, que como beneficiário final terá à disposição um serviço muito mais ágil e enxuto”, concluiu o coronel.


Desafios
• Infraestrutura encontra-se defasada tecnologicamente;
• Número de equipamentos abaixo da demanda;
• Ausência de sistemas que integrem os diversos setores da corporação;
• Capacitação técnica dos integrantes da Seção de Informática em áreas como Infraestrutura e Redes, Manutenção de micros e impressoras, Linguagem de programação e Governança;
• Implantação das melhores práticas de governança, para que a TI da PM/AL esteja alinhada ao seu negócio.


Soluções
• Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)


Resultados e benefícios para os negócios
• Alinhamento racional e direcionado das ações, projetos, produtos e serviços de informática aos objetivos estratégicos da organização;
• Resultados mais eficientes e eficazes na preservação da ordem pública, através de meios automatizados e do uso da tecnologia;
• Estabelecimento de uma política institucional na área de TI da PM/AL, visando melhorar o gerenciamento das informações, procedimentos operacionais e tomadas de decisão, otimizando a prestação de serviços.
• Maior aproximação da Seção de Informática com o Alto Comando da PM/AL.


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